Lilypie Fourth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

domingo, 9 de outubro de 2011

Mais um bebê

Ciúmes do irmão

Ciúmes do irmãozinho
A chegada de mais um membro na família pode deixar o irmãozinho mais velho inseguro, aguçando o ciúme. Antes, o mundo era só da criança maior, agora terá que ser dividido com um “novo intruso”, principalmente em relação à atenção dos pais.

A sensação de estar excluído é comum e esse sentimento pode causar uma contradição dentro da criança, que associa a chegada do bebê com a perda do posto de "rei da casa" e ao mesmo tempo deseja ser sua amiga.

A demonstração do ciúme pode variar de criança para criança. Algumas ficam desobedientes com choros e birras, outras se tornam agressivas com os pais ou com o irmãozinho mais novo. Tem também aqueles que regridem no comportamento, voltando a usar chupeta ou mamadeira e não controlando mais o xixi e cocô. Para completar a histeria, alguns “abandonados” voltam a falar infantilmente.

Essas são condutas que têm o único objetivo de chamar a atenção dos pais, tios e avós. É importante que os pais tenham paciência, pois o ciúme é uma reação emocional normal e tem que ser resolvido com muito diálogo e compreensão.

Mas o ciúme não é tão ruim como se pensa. A chegada do irmãozinho criará limites para o mais velho que aprenderá a viver em sociedade e desenvolverá de forma positiva seu relacionamento afetivo e social.

Para que o ciúme não se torne um sofrimento para a criança mais velha, a vinda do irmãozinho tem que ser esclarecida desde o começo da gravidez, dizendo que um nenê vai chegar e precisa de um espaço para dormir como ele, de roupas para não sentir frio, se alimentar no peito da mamãe como ele também fez e vai chorar muito, só podendo brincar depois que crescer, mas que poderá ajudar nos cuidados com o irmãozinho.

Alterações na rotina da criança maior, como ir para a escolinha ou mudança de quarto ou de quem cuidará dela, deverão ser feitas bem antes do nascimento ou depois da adaptação com o bebê. Assim as perdas não serão associadas com a chegada do irmãozinho.

Ao nascimento, não se descuide daquele que, até o momento, ocupava todos os espaços. Eleve a auto-estima da criança, potencialize suas qualidades e as vantagens de ser o mais velho. Atribuir-lhe responsabilidades sobre o irmão também ajuda na integração, já que se sente útil.

Assim que se sentir segura do amor dos pais, valorizada e integrada no novo ambiente familiar, o ciúme diminuirá e a aceitação do irmãozinho será natural. Os pais têm que demonstrar interesse pelas atitudes dos filhos. O diálogo é a melhor maneira de fazer a criança manifestar e entender as suas emoções, sentindo-se amada e respeitada tanto pelos pais quanto pelo irmãozinho.

Bruno Rodrigues

fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/ciumes-do-irmao/

Pois é... a Sara tem dias q. fica muito boazinha, mas outros q. está difíiiiiiiiicil....Afffff.... Anda muito malcriada, barulhenta e se for contrariada abre aquele berreiro sem fim.....

Está querendo a nossa atenção a todo custo... E qdo não está chorando, fazendo birra e malcriação está fazendo barulho, brincando de uma forma onde ninguem pode conversar... (Correndo, falando sem parar, pulando e não deixa ningueém falar...).

Outra coisa é q. acabou se afastando um pouco de mim.... Pq como ela anda muito malcriada e desobediente eu tenho q. ficar chamando a atenção dela quase q. o tempo todo... E ai q. estou ficando uma chata com ela,,,Ai ela  acabou ficando mais pro lado do pai, da avó... E inclusive a danadinha tem hrs q. fica me testando, pra ver até onde vai minha paciência... Dureza viu? E logo a gente (eu e ela) q. eramos tãaaaao apegadas, tipo assim um chiclete mesmo..... Outro dia entrei no quarto dela pra ajudá-la q. estava colocando o sapatinho e ela falou: "sai daqui"! Eu vou colocar sozinha!  Siiiiimmmm com 3 anos e meio me falou assim! E quer saber? Pra mim foi um choque! Ela nunca falou assim  comigo!  Muito pelo contrário, sempre era eu a todo tempo... Espero, sinceramente q. essa seja uma fase e q. passe logo!

A insatisfação dela é claramente comigo! Se afastou mesmo de mim...Com a nenem ela é super carinhosa.... Quer ajudar, quer ver, quer pegar  e eu procuro sempre deixar ela presente nos momentos com a nenem ajudando de forma ativa....Masssssss..... Mesmo assim ela esta desobediente e malcriada....

Um comentário:

  1. dificil heim, amiga... só de pensar q pasarei por isso... como será? acredito q ela esteja assim com vc por ter ciumes de vc mesma e não da irmã. ela quer sua atenção e talvez por se sentir triste em alguns momentos, tenta fazer vc ficar triste. não sei o q vc deve fazer, ainda não passei por isso, mas acredito q ela, assim como será com o nathan, precise de todo carinho e atenção possível, mas, claro sem nunca deixar de corrigir. afff, me dá até medo de pensar como será dificil...
    ah, e esse negocio de sai daqui q eu faço sozinha, o nathan sempre fala e eu entendo é como uma forma de impor sua nova capacidade de fazer algo sem nossa ajuda... bjão e boa sorte ai, amiga....

    ResponderExcluir