Lilypie Fourth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vida que segue...

Pois é...38 dias hj, já estamos no fim do resguardo... E dessa vez foi td mais simples...  Dizem q. o segundo é mais fácil e eu estou aqui pra comprovar, simmmmmmm é mais fácil mesmo...! Td bem q. a Nicole ajuda né? É uma bebezinha muuuuito boazinha! Um encanto de criatura! Só abre o berreiro qdo está com cocô! Nem qdo quer mamar bota a boca no trombone...Fica naquele resmunguinho...É bem calminha pra mamar... Mama por uns 10 minutinho e pronto, já está satisfeita...

O primeiro filho muda por completo a vida da gente né? Já o segundo qdo  chega a rotina para uma criança já existe...a vida já mudou...rs.. E aí é só encaixar mais um...rs...Ja temos todo aquele arsenal montado...rsrs... O psicológco da gente já está mais preparado... Até a questão do sono tb é diferente...rs...Pq qdo ja temos uma criança em casa já temos aquele sinalzinho de alerta constante instalado na nossa cabeça e uma tossinha lá longe no outro quarto no meio da noite já nos disperta... Aí parece q. no segundo mesmo acordando de 3 em 3 hrs e cansada, vc não fica tão morta...rs...Vc meio q. ja se acostumou...rsrs...Acho q. é isso...

A Nicole acorda de 3 em 3 hrs religiosamente, pontualmente!!!!! Não passa 15 minutos!!!!! Essa é virginiana meesssmo!! Dou mamá as 21:00 e coloco no bercinho ai ela acorda, 0:00, 3:00, 6:00 , aí dorme só mais uma horinha e as 7 acorda de novo, mas ai acorda mesmo com direito a coco e tuuuudo, quer olhar , quer sorrir..rsrs....Simmmm ela já sorri! E não é involuntário não ( eu tb achava q. fosse, rs), mas ela sorri qdo a gente fala e faz gracinha pra ela!  Esses bbs estão cada xs mais precoces...rs

Aí ela fica um tempo acordada de manha e volta a dormir, mas dorme menos, tira assim um cochilão de manhã e se intrete muito com a Sara q. não pára né...Ela adora a Sara e sorri pra ela qdo ela grita e pula...hahaha... Mama algumas vezes de manha e sempre, sempre quer mamar na hr do almoço..rs..( Todo mundo almoça meio dia, ela tb quer nessa hr..rs)... Aí levamos a Sara na escola, voltamos dou banho nela, mama e ai sim dorme gostoso.... Mas durante o dia a rotina ainda é meio incerta.... tem dias q. dorme mais, outros menos...
A noite q. eu queria q. ela dormisse mais....Tipo umas 5 hrs seguidas... Masss acho q. ainda é cedo né?

Minha caçula não quer saber de chupeta por nada e se a gente põe na boca dela, tem ânsia e cospe longe.... Ok, não vou tentar mais ( pelo menos por enquanto..rs).

Qto às cólicas não teve ainda! Tem médico q. fala q. a alimentação da mãe influi, outros fala q. não tem nada a ver...pelo sim, pelo não.... Desde q. ela nasceu não tomei mais leite de vaca e derivados, bebidas com gás e chocolates... Meu único vício tem sido sucrilhos com leite de soja...Oooohhh delícia! Amo e quero sempre mais! Meu marido falou q. logo eu vou enjoar e que saber? Eu não vejo a hr q. isso aconteça..rs...ai perco os 3 kg q. me restam rapidinho...hahaha...

A Nicole tá crescendo e engordando muito rápido, já perdeu um monte de roupinhas... E está com a carinha redondinha...rs...Os macacõezinhos já esta usando M, só os Ps grandões q. servem ainda!

Sassá anda bem mais calminha.... Estamos nos entendendo melhor e eu estou tendo mais paciência com ela...Qdo a Nic tá dormindo procuro brincar bastante com a Sara, bjo muito e estou sempre falando o qto eu a amo! Tem funcionado...Ainda tem momentos q. quer brincar q. ela é nenê, fica falando errado e quer deitar no meu colo e fingir q. está mamando como a nene...Eu deixo...

No mais td certinho, amanhã tenho consulta no ginecologista, vai me passar uma pílula pra tomar enquanto amamento e tb colher o papanicolau ( argh !)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O tempo voa...

O tempo voa mesmo....rs
Minha Nicole ja está com mais de um mês! Exatos 36 dias hj!! Tá enoooooooorme e liiiiinda! Ela é muito boazinha, ainda não teve cólicas e só chora mesmo qdo está com cocozinho... Qdo quer mamar ou quer colinho fica resmngando..Uma fofura!
** Minha bebê parece um reloginho suíço...rsrs....Acorda pra mamar de noite pontualmente de 3 em 3 hrs!!!!! E durante o dia já passa mais tempo acordada olhando as coisas...rs

A Sara deu uma melhorada esses ultimos dias tem andado mais calminha...Ufa!!! E estamos nos entendendo melhor!! Estou contente q. minha fada esteja mais tranquila...

Eu já estou praticamente recuperada! Emagreci 10 kg dos 13 kg q. ganhei! Faltam 3, mas ando viciada em sucrilhos...hahahaha.. Parece q. na gravidez da Sara voltei ao meu peso antes de um mês!. Mas ja estou entrando na maioria das minhas calças, só as mais justas q. não...






sábado, 15 de outubro de 2011

Será que passa??...



Manual de urgência contra as birras
 Poucas coisas como as birras conseguem pôr à prova a paciência e a serenidade dos pais. Podem acontecer em qualquer fase, mas a sua época por excelência é entre o ano e meio e os três anos. As crianças nestas idades são, regra geral, muito expressivas, mas onde verdadeiramente isso se faz notar é quando decidem fazer uma berreiro: choram, gritam, dão pontapés nos móveis, cabeçadas contra a parede, ficam inchadas de raiva, passam de vermelho a azul... Enfim, não se poupam a esforços. E não é nada fácil para os pais permanecerem calmos. 

Por mais aborrecidas que sejam as birras é normal acontecerem. E tal como surge a fase dos dentes, também surge a fase dos caprichos. Há crianças mais sossegadas e outras mais temperamentais, e também as que têm muitas ou poucas birras. Mas se uma criança desta idade não tem qualquer capricho, isso é raro. Deve preocupar-nos mais uma criança demasiado sossegada do que as que, esporadicamente, têm actos de rebeldia, porque o normal... é eles acontecerem.

Ai da criança que não as tenha...!

Quais são os motivos? Nesta idade estão a constituir-se os sentimentos de identidade, associados a uma vontade própria que começa a manifestar-se. E isso acontece numa etapa em que sendo as crianças ainda tão pequenas e dependentes, necessariamente, obrigará à vivência de várias frustrações. Querem mexer em tudo, querem fazer tudo, querem chegar a todos os sítios, e as suas próprias limitações físicas impedem-nas. Além disso, muitas das vezes querem pedir algo e não podem, porque a sua linguagem ainda é escassa e faltam-lhes as palavras (embora tenhamos, sobretudo as mães, uma capacidade assombrosa para descodificar o que nos querem dizer).


Como se isto fosse pouco, os próprios pais também não têm outro remédio senão impedir que façam ou obtenham uma quantidade de coisas. Têm desejos que não podem ser consentidos ou que não são convenientes.
Tudo tem o seu tempo, mas ainda não entendem...

Devido à sua idade, ainda não compreendem muitas vezes as explicações. E mesmo que as entendam, não lhes servem de nada. Não são como os adultos, que possuem já a capacidade de saber esperar para poderem concretizar os seus desejos. Mas, os adultos podem dizer a si próprios "Se não posso tê-lo ou fazê-lo agora, sei que o poderei ter ou fazer amanhã, ou no mês que vem" e, mais ou menos, são capazes de se conformar. Porém, as crianças, quando querem alguma coisa, querem-na imediatamente. É muito difícil ter de esperar. Não podem ainda abstrair a noção de tempo, de futuro e, quando não conseguem algo de imediato sofrem um terrível desgosto.

E é por isso que as birras acontecem e é normal acontecerem precisamente nesta idade. São, entre outras coisas, uma manifestação de uma maior independência; as crianças querem fazer as coisas à sua maneira e não como lhes pedem. Ou seja, as birras estão relacionadas com processos de autonomização próprios destas idades. Mas o facto de serem normais não implica que sejam fáceis de suportar, sobretudo se acontecem em público. Estas, dependem, em parte, do temperamento, que é a parte inata da personalidade, algo que varia muito de uma crianças para outra, inclusivamente entre irmãos.

Há crianças que raramente fazem birras e há outras que têm estes comportamentos muito frequentemente. Portanto, não há que ter vergonha se são muito frequentes, nem orgulhar-se se são raras (já referimos que é um pouco estranho não fazer nenhuma).

A tendência que a criança tem para os caprichos resulta de uma combinação do seu temperamento inato e da educação que recebe, ou seja, da atitude que os seus pais têm a esse respeito. Não é preciso assustar-se com as birras, mas antes ter em consideração que é sempre possível tentar diminuir a sua frequência e intensidade. Pode ajudar a criança a aprender formas mais adequadas para expressar a sua vontade e os seus desejos sem renunciar à sua crescente independência. Porque existe o risco que os caprichos, que são episódios normais no desenvolvimento infantil, se tornem num hábito e num traço de personalidade no futuro.
O primeiro grupo de regras deve aplicar-se antes que a birra aconteça. Consiste em prevenir, sempre que possível: muitas vezes é fácil adivinhar quais as situações que as podem provocar e, consequentemente, escapar-se a tempo. Por exemplo, deve evitar-se o cansaço ou a excitação em demasia, parar com as actividades antes que a criança fique demasiado cansada ou muito excitada e, com isso, controlar as suas emoções. Não deve dar-lhe tarefas demasiado complicadas procurando mudar o cenário antes que fique frustrada por não poder fazer o que quer.

Se, por exemplo, fica frustada porque uma determinada tarefa ou um brinquedo são demasiado complicados para ela, podemos dar-lhe outra coisa para fazer ou guardar o brinquedo até que esteja preparada para brincar com ele. Ou ajudá-la a rodar o carrinho que resiste ou a encaixar a peça do puzzle. Quando aparece o seu primo um pouco mais velho que a diverte muito, mas cujas brincadeiras acabam sempre num choro, terá que o advertir sobre o que aborrece a criança ou então pedir-lhe que a excitação da brincadeira não exceda um determinado nível.

Nem sempre a prevenção funciona...

Às vezes as medidas preventivas não dão resultado, e rapidamente encontra-se no meio de uma sonora birra. Que fazer então? Comece pelo que não tem de fazer. Primeiro, não perder a calma e recordar que está perante um comportamento normal, embora pouco agradável. A tarefa mais difícil quando se enfrenta uma criança muito aborrecida é controlar a nossa própria raiva.

É importante que os pais sejam um bom modelo de autocontrole, embora possa parecer difícil perante uma criança com birras frequentes. Apesar de tudo, uma mensagem de amor incondicional é muito importante para uma criança que acaba de perder o controlo. Por exemplo, uma bilhete que poderia ser formulado desta maneira: «Embora me aborreça muito o que fazes, nunca deixarei de gostar de ti».

Não deve bater nem castigar. Deve evitar a raiva e gritar mais alto que a criança. Também não é eficaz tentar o diálogo nesses momentos: a criança, embrenhada nas suas emoções, é pouco acessível ao diálogo quando está em pleno choro. As explicações podem ser oportunas, mas uma vez superada a crise. O que é absolutamente proibido é ceder quando a birra é fruto duma proibição dos pais que, por sua vez, acham ser a atitude mais correcta.

Isto não quer dizer que seja inflexível. Às vezes podemos apercebermo-nos que fomos demasiado rígidos ou que o desejo da criança, afinal, não era assim tão descabido. Em algumas ocasiões pode inclusivamente decidir que não vale a pena desencadear uma birra. Mas o que é preciso evitar é que descubra nestas uma forma de "levar a sua avante".

À medida que as crianças crescem, e com a ajuda dos progenitores, compreenderão melhor as coisas e será mais fácil que se controlem de uma forma mais razoável.

As birras num local público põem os pais à prova, que às vezes não sabem como reagir. Se, pressionados pelo o que dirão as pessoas, aceder, por exemplo, em comprar à criança algo que não quer, para a próxima vez fará o mesmo. Assim, tenha em conta o seguinte:
· O melhor é actuar como em casa. Deve colocar a criança num canto e esperar que se acalme. Se for necessário, pode levá-la para um local mais isolado e, sem aborrecer as outras pessoas (por exemplo, num restaurante) fecharmos a porta até que fique mais calma.
· Não se deve incomodar com o facto de outras pessoas presenciarem a cena. As pessoas sabem que é uma criança e, se alguém não o entende, esse é um problema que não é seu.
· Às vezes é possível prevenir as birras em público evitando confrontar a criança com situações que de certeza não vai suportar: um dia de compras demasiado comprido, por exemplo.
· Também se pode distraí-la. Uma grande ajuda é fazer com que participe numa actividade (não a deixar de lado), solicitando a sua colaboração e comentado tudo o que estamos a fazer.
Resta-nos acrescentar que conforme vão superando o imperioso desejo de conseguir tudo aqui e agora e porque sim, as birras irão diminuindo pouco a pouco.

Revista "Bebé d'Hoje"

domingo, 9 de outubro de 2011

Mais um bebê

Ciúmes do irmão

Ciúmes do irmãozinho
A chegada de mais um membro na família pode deixar o irmãozinho mais velho inseguro, aguçando o ciúme. Antes, o mundo era só da criança maior, agora terá que ser dividido com um “novo intruso”, principalmente em relação à atenção dos pais.

A sensação de estar excluído é comum e esse sentimento pode causar uma contradição dentro da criança, que associa a chegada do bebê com a perda do posto de "rei da casa" e ao mesmo tempo deseja ser sua amiga.

A demonstração do ciúme pode variar de criança para criança. Algumas ficam desobedientes com choros e birras, outras se tornam agressivas com os pais ou com o irmãozinho mais novo. Tem também aqueles que regridem no comportamento, voltando a usar chupeta ou mamadeira e não controlando mais o xixi e cocô. Para completar a histeria, alguns “abandonados” voltam a falar infantilmente.

Essas são condutas que têm o único objetivo de chamar a atenção dos pais, tios e avós. É importante que os pais tenham paciência, pois o ciúme é uma reação emocional normal e tem que ser resolvido com muito diálogo e compreensão.

Mas o ciúme não é tão ruim como se pensa. A chegada do irmãozinho criará limites para o mais velho que aprenderá a viver em sociedade e desenvolverá de forma positiva seu relacionamento afetivo e social.

Para que o ciúme não se torne um sofrimento para a criança mais velha, a vinda do irmãozinho tem que ser esclarecida desde o começo da gravidez, dizendo que um nenê vai chegar e precisa de um espaço para dormir como ele, de roupas para não sentir frio, se alimentar no peito da mamãe como ele também fez e vai chorar muito, só podendo brincar depois que crescer, mas que poderá ajudar nos cuidados com o irmãozinho.

Alterações na rotina da criança maior, como ir para a escolinha ou mudança de quarto ou de quem cuidará dela, deverão ser feitas bem antes do nascimento ou depois da adaptação com o bebê. Assim as perdas não serão associadas com a chegada do irmãozinho.

Ao nascimento, não se descuide daquele que, até o momento, ocupava todos os espaços. Eleve a auto-estima da criança, potencialize suas qualidades e as vantagens de ser o mais velho. Atribuir-lhe responsabilidades sobre o irmão também ajuda na integração, já que se sente útil.

Assim que se sentir segura do amor dos pais, valorizada e integrada no novo ambiente familiar, o ciúme diminuirá e a aceitação do irmãozinho será natural. Os pais têm que demonstrar interesse pelas atitudes dos filhos. O diálogo é a melhor maneira de fazer a criança manifestar e entender as suas emoções, sentindo-se amada e respeitada tanto pelos pais quanto pelo irmãozinho.

Bruno Rodrigues

fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/ciumes-do-irmao/

Pois é... a Sara tem dias q. fica muito boazinha, mas outros q. está difíiiiiiiiicil....Afffff.... Anda muito malcriada, barulhenta e se for contrariada abre aquele berreiro sem fim.....

Está querendo a nossa atenção a todo custo... E qdo não está chorando, fazendo birra e malcriação está fazendo barulho, brincando de uma forma onde ninguem pode conversar... (Correndo, falando sem parar, pulando e não deixa ningueém falar...).

Outra coisa é q. acabou se afastando um pouco de mim.... Pq como ela anda muito malcriada e desobediente eu tenho q. ficar chamando a atenção dela quase q. o tempo todo... E ai q. estou ficando uma chata com ela,,,Ai ela  acabou ficando mais pro lado do pai, da avó... E inclusive a danadinha tem hrs q. fica me testando, pra ver até onde vai minha paciência... Dureza viu? E logo a gente (eu e ela) q. eramos tãaaaao apegadas, tipo assim um chiclete mesmo..... Outro dia entrei no quarto dela pra ajudá-la q. estava colocando o sapatinho e ela falou: "sai daqui"! Eu vou colocar sozinha!  Siiiiimmmm com 3 anos e meio me falou assim! E quer saber? Pra mim foi um choque! Ela nunca falou assim  comigo!  Muito pelo contrário, sempre era eu a todo tempo... Espero, sinceramente q. essa seja uma fase e q. passe logo!

A insatisfação dela é claramente comigo! Se afastou mesmo de mim...Com a nenem ela é super carinhosa.... Quer ajudar, quer ver, quer pegar  e eu procuro sempre deixar ela presente nos momentos com a nenem ajudando de forma ativa....Masssssss..... Mesmo assim ela esta desobediente e malcriada....

domingo, 2 de outubro de 2011

Duas Semaninhasssss!!

Pois é...O tempo voa né....E uma das minhas fadinhas já está completando 2 semaninhas....Outro dia mesmo estava no barrigão e agora já ta aqui toda gorducha...rs

Minha gatinha é super boazinha...( graças a Deus!), só chora mesmo qdo tá com cocozinho...Qdo tem fome fica resmungando...É um docinho! Fomos na pediatra semana passada, qdo ela tava com nove dias e ela ja tinha ultrapassado o peso de qdo nasceu e já tinha crescido 2 cm e meio!!!  Tá super bem! Tá mamando hiper bem!!!

Acorda de 3 em 3 hrs sem trégua pra mamãe aqui... Mas o cansaço vai acumulando né.... A gente vai acordando de 3 em 3 hrs uma noite, duas, tres, quatro, aí vai ficando só o pó né...Já tô assim, rsrs.... Pq a tarde qdo a Sara vai pra escola, tem dias q. eu descanso, mas tem dias q. tem coisa pra fazer...E outra, dormir a tarde parece q. não descansa bem né... Mas tá bom... O importante é q. ela ta crescendo e engordando  com saúde né...

A Sara é um capítulo a parte...rs... Tem dias q. tá um amor, tem dias q. tá fogo....
Tem dias q. diz q. ama a irmã, quer abraçar, beijar, pegar, ajudar.... Tenho q. ficar em cima!
Tem dias q. fica super chorona, fica falando como nenem, engatinhando pela casa, quer entrar no carrinho, quer colo, quer fazer as coisas q. a Nicole faz...Afffffff....

Mas pelo menos a Professora da escola falou q. lá ela está normal e q. não mudou o comportamento não... Isso é bom né!? a gente aqui procura a todo tempo elogiá-la qdo ela ela tá boazinha, e sempre chamo ela pra me ajudar com a Nicole...
As pessoas q. vieram aqui visitar a nenem tb foram super bacanas pq trouxeram presentinho pra ela tb!

Enfim, o q. posso dizer, é q. está sendo bem mais fácil do q. eu esperava.... Acho q. é pq eu sempre espero um furacão..rs....Aí vem aquela brisa e eu quase nem sinto... Tudo está sendo mais fácil do q. a primeira vez... O parto foi mais tranquilo, a recuperação foi mais tranquila, a amamentação ta sendo belezinha, a nenem é boazinha... e a reação da Sara tá sendo dentro do esperado né?! Tadinha, tb tenho dozinha dela... mas tenho tentado dar uma super atenção pra minha gatinha!

Aliás, vou lá agora dar atenção pras minhas fadas!!
Bjosss